Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUESTÕES

Agora que você já leu o texto, na área de comentários, procure responder as seguintes questões:

- E você, como utiliza o computador na escola? Acredita que ele se caracteriza como uma ferramenta de uso técnico para informatizar o trabalho realizado em sala ou vê nesta ferramenta a oportunidade efetiva de real construção do conhecimento? Como?

- Como você percebe que ocorre a aprendizagem de seus alunos mediada pelo uso do computador?


Não esqueça de assinar seu comentário.
Bom trabalho!!

9 comentários:

  1. O computador é um recurso que auxilia na aprendizagem, pois através dos softwares contendo jogos educativos ou dos programas já existentes no computador, os alunos podem desenvolver a concentração, o raciocínio, a criatividade, entre outras potencialidades.
    Percebo que a aprendizagem ocorre quando os alunos vencem os desafios propostos durante as aulas, mesmo que seja através de um jogo ou no desenvolvimento das atividades nos programas: Paint, Windows Movie Maker e Microsoft Power Point, porque certamente esta ocorrendo o desenvolvimento de habilidades que resultam na construção do conhecimento.
    Profª Angela Pacheco.

    ResponderExcluir
  2. Bem, por muito tempo vi o computador como uma ferramenta de uso técnico que visava apenas informatizar o trabalho realizado em sala, é desta maneira que ele vem sendo utilizado na Unidade. Temos trabalhado com softwares que desenvolvem a noção espacial, auxiliam na alfabetização e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
    Porém, depois da leitura do texto, consigo visualizá-lo como meio efetivo de construção do conhecimento, promovendo, aos alunos a fonte de informação e os recursos para que resolvam problemas significativos onde ampliem sua visão de mundo, podendo tornar-se cidadãos efetivos (críticos construtivos, detentores de conhecimento ético, ecológico e social).
    Para tanto precisamos desenvolver estratégias de "depuração", ou seja, proporcionar aos estudantes a reflexão sobre suas ações, erros e acertos,detalhadamente, para que, através disso ele construa o próprio conhecimento.

    Viviane Mara de Souza Hoffmann
    Matrícula:159427

    ResponderExcluir
  3. VADIRENE ALVES (U.E.I VILA NORI)16 de junho de 2011 às 09:03

    REPONDENDO AS QUESTÕES ACIMA SOBRE O TEXTO, EU PROFESSORA VALDIRENE PROCURO TRABALHAR COM MEUS ALUNOS UMA VEZ POR SEMANA NO PUQENO LABORATÓRIO QUE TEMOS EM NOSSA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, ATÉ POR QUE TEMOS APENAS 2 COMPUTADORES QUE FUNCIONA A INTERNET, ALIÁS AGORA APENAS UM PORQUE HOUVE UM ROUBO DE UMA DAS ANTENINHAS QUE TRANSMITIA INTERNET.TEMOS MUITA DIFICULDADE PORQUE AS CRIANÇAS POR SUA VEZ TODAS QUEREM APROVEITAR E APROFUNDAR O QUE APRENDEU UTILIZANDO A INTERNET COMO FERRAMENTA.
    APESAR DAS DIFICULDADES, AO MENOS UMA VEZ NA SEMANA TENTO TRABALHAR COM EMUS ALUNOS UTILIZANDO SOFTAWARE EDUCATIVOS QUE ESTIMULEM A IMAGINAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E ASSOSSIAÇÃO, GRAÇAS AO CURSO DO KIDDESK.

    ResponderExcluir
  4. Os computadores chegaram recentemente em nosso espaço educativo, e no início havia uma grande preocupação quanto a forma mais adequada de utilizá-los com os educandos. Atualmente os softwares free indicados para educação são os elementos mais utilizados no laboratório de informática.
    Sem dúvida, o computador possui estímulos audio visuais extrememamente atrativos para as crianças, que possuem grande facilidade com essa ferramenta.No entanto, é fundamental a mediação do docente para que haja construção do conhecimento de fato. Não basta apenas o manuseio das ferramentas, é importante que a metodologia utilizada permita o desenvolvimento da criticiadade, da compreensão de conceitos,do pensar e, principalmente do "aprender sobre aprender". Portanto, a escola tem um grande desafio no sentido capacitar-se constantemente,
    ou seja, estar atualizado quanto às inovações para que possa tirar o máximo de proveito possível no que concerne na melhoria da qualidade da apredizagem.
    Sueli Bazani

    ResponderExcluir
  5. Professoras Sueli, Angela, Viviane e Valdirene, suas colocações à respeito do texto e de suas vivências nas Unidade em que trabalham nos levam a perceber que hoje o computador já possui efetivamente muito mais do que a função de apenas "informatizar" o trabalho, ou seja, hoje sua função enquanto recurso, vai além dos simples exercícios de repetição. O computador, enquanto recurso pedagógico, quando usado com tal fim, proporciona a construção do conhecimento uma vez que o professor passa a ser o mediador, passa a ser aquele me motiva, que proporciona interação, que escolhe os mais apropriados programas e atividades a serem desenvolvidas. Cabe então ao professor, utilizar tal recurso, da melhor maneira possível, com vistas a efetiva aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Acredito o uso do computador na escola é fundamental, na medida em que é bem trabalhado e mantendo a parceria da construção com a prática na computação. Um conteúdo bem trabalhado em sala, os softwares só vem acrescentar na construção do conhecimento do aluno. Na unidade trabalho com crianças de alfabetização, e com elas softwares como o
    SERBRAN, que exige um pré-conhecimento do aluno, só vem acrescentar na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Hoje a tecnologia está presente no cotidiano do nosso aluno e é atrativo para a criança. Por isso, nossas aulas podem e devem ser também prazerosas para a criança. Para isso, precisamos refletir sobre nossa prática quanto ao trabalho com o uso do computador como recurso didático.
    O uso dos recursos tecnológicos deve propiciar para o aluno a busca pela informação, análise e significação do conceito a ser estudado e para o professor uma forma de auxiliar cada vez mais o processo de construção do conhecimento.
    É visível o desenvolvimento da criança com o uso do computador como recurso tecnológico na aprendizagem, pois a criança quer aprender e descobrir algo novo, interessante e principalmente que dê significado em sua vida.
    Silmara

    ResponderExcluir
  8. O computador veio para nosso ambiente escolar para ajudar a facilitar , criar e desenvolver atividades e esclarecer dúvidas e oportunizar a tecnologia devido as dificuldades que os educandos tem financeiramente e sendo de difícil acesso.
    Usamos para ajudar no apoio pedagógico trabalhando com softwares educativos visando a real construção de conhecimento.
    Professora Sandra Mara Scarmocin...

    ResponderExcluir
  9. *As professoras trabalham na unidade utilizando o computador com uma ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem de nossos educandos. Os educandos da unidade participam de 1 hora semanal na informática, trabalhamos com os solftwares free, com o movie maker, trabalhos de pesquisas na internet, buscando sempre contribuir com a aprendizagem.
    * Através da observação realizada, durante as atividades desenvolvidas com os grupos.
    Ilizete Sienna - diretora

    ResponderExcluir